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Como me tornei milionário? Um caminho que tem muito que se lhe diga.

Marketing

Todos queremos ser milionários, poucos o conseguem. Neste artigo vão perceber que não ensino ninguém a ficar milionário, nem tão pouco o sou, mas como sei que 80% da pessoas só lê os títulos decidi começar por aí.

O que vos escrevo não é um manual de instruções, mas acho que é bem mais interessante do que isso, vale a pena continuar a ler.

Num blog sobre design gráfico, marketing e publicidade não é, normalmente, isso que as pessoas esperam. Acho que hoje todos esperam que alguém lhes diga como ter sucesso, e com sucesso refiro-me à ideia errada que quase todos têm. Ganhar dinheiro, poder comprar coisas ou elevar o estatuto social são apenas algumas das coisas que alimentam aquele monstro interior que a nossa cultura nos impinge.

Eu apenas sei o que é sucesso na minha perspetiva e luto constantemente para não a perder, para mim sucesso é ser feliz, contagiar os outros com essa felicidade e deixar-me contagiar por ela. Aliás, é por isso que tenho esta profissão, provavelmente a maioria de vocês não sabe mas a minha formação académica foi feita noutra área, formei-me em Geografia e Planeamento. Durante algum tempo tentei ser feliz a alimentar o “monstro”, mas não consegui. A minha profissão, o que faço agora, todos os dias, é o que me faz feliz, não é o que me faz ganhar mais dinheiro.

Portanto, quando vos escrevo qualquer coisa é sempre nesse intuito, tudo aquilo que aprendi ao longo dos anos, das experiências do meu trabalho, deixam-me numa posição privilegiada, a de poder ensinar, com convicção, mas com o sentido de responsabilidade e honestidade que assumi para a minha vida.

No que escrevo nunca encontrarão soluções milagrosas, o manual de instruções não existe, existem caminhos percorridos com melhores resultados, estratégias seguidas com mais êxito, mas o que nuns casos pode funcionar noutros pode não funcionar. Todos os grandes estrategas de marketing dizem a mesma coisa – não ponham os ovos todos no mesmo cesto. Vejam tudo isto como novas linhas de pensamento, façam o vosso raciocínio, partilhem-no e aprendemos juntos.

Se a ideia é enriquecerem com uma campanha publicitaria, ou com uma estratégia de marketing para as redes sociais não será aqui que vão descobrir como o fazer. Eu não tenho esse conhecimento, e acreditem, leio e estudo tanta coisa que vos posso assegurar que provavelmente ninguém terá.

Aquilo que faço é entrelaçar dois mundos, o teórico, aquele que vem nos livros, com o prático, aquele que aplico todos os dias. Não se esqueçam que sou apenas um de vós.

Ao longo da última década ajudei muitas empresas e pessoas a fazer crescer os seus negócios, mas também, e mais importante, ajudei muitos a tornarem-se realmente mais felizes, com uma nova perspetiva da vida.

Sabem, curiosamente, por esse motivo, comercialmente, saí quase sempre a perder. Quando alguém me contacta para desenvolver algum projeto ou para dar alguma consultoria eu digo sempre a verdade, e, na maioria dos casos essa verdade assusta. Ter um negócio, criar uma marca, fazê-lo/a crescer é difícil, é muito difícil, e nem todos têm essa noção. A grande maioria dos que se aventuram passam muito rapidamente para o mundo da ilusão, nas suas mentes o que pontua são os ganhos, os lucros, o carro, a viagem, a casa nova. É um mecanismo mental normal da mente humana. Martin Lindstrom, talvez o maior especialista mundial em branding e neuromarketing demonstra-nos claramente como a mente humana procura sempre a solução mais fácil e rápida, mas nem sempre a melhor.

Aquilo que faço aos meus clientes é dar-lhes uma dose de realidade, tirar-lhes desse espaço mental. Não é desmotivar nem fazer desistir, pelo contrário, é mostrar-lhes que o caminho é longo e trabalhoso, que até acertar vai ser necessário errar, que errar não é um falhanço, mas sim uma lição.

Todos os que trabalham comigo sabem que digo NÃO quando é necessário, mesmo que isso implique perder um cliente, não importa, em nenhum negócio vender apenas não chega, é preciso contar a verdade e, parafraseando o grande Ogilvy -se vocês não contam mentiras à vossa mulher, porque haveriam de contar à dos outros?

Concluindo, pensem naquilo que é realmente importante na vossa existência, o vosso trabalho, o vosso sustento é parte importante da vossa vida, mas não é só, no final do caminho o destino é igual para todos. No vosso negócio, no que respeita ao marketing, à vossa comunicação eu posso, aqui na Yellow Mood ajudar, sem milagres, sem poções mágicas, sem mentiras ou banha da cobra. Aqui, estejam certos, procuro sempre vender um bom produto. Tal como afirma, Seth Godin, qualquer um é capaz de comprar um mau produto uma vez, mas poucos o vão comprar duas.

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