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Para casar tem de namorar primeiro

Marketing

Esta é a analogia perfeita para aquilo de que vos vou falar a seguir, que é o funil de vendas. Sim, não me enganei no título, namorar e casar tem tudo a ver com funil de vendas e é uma analogia fantástica para entendermos bem o que é isso.

Quem tem um negócio, uma empresa ou simplesmente uma marca precisa de vender e já ouviu, de certeza, falar de funil de vendas, quem tem interesse por marketing também já ouviu. Mas muitas das vezes a forma como é explicado foge das boas práticas. São mais os que tentam mostrar que percebem da coisa do que aqueles que realmente querem fazer passar a mensagem de uma forma simples e coerente.

Vamos então ao que interessa. Imaginem uma personagem, a que vamos chamar de João (todas as pessoas que se chamam João que conheço são simpáticas!). O João é um jovem adulto, independente, honesto e trabalhador que quer casar. O João vai a cafés, restaurantes, vai à pracinha da terra onde vive à procura de quem queira casar com ele. Podemos dizer que esta é a primeira fase do funil de vendas, o local onde estão todas as pessoas, as que querem e as que não querem casar.

Ninguém conhece ainda o João, alguns até já o viram passar uma ou outra vez mas não mais que isso. Nesta fase ainda é muito difícil ao João pedir alguém em casamento, claro que o pode fazer à primeira pessoa que vir mas as hipóteses de sucesso são quase nulas. Isto é o que normalmente acontece àqueles milhões de anúncios de venda que estão nas redes sociais, ninguém liga, são todos como o João, alguém que até já podem ter visto mas que não conhecem de lado nenhum.

O João sabe que até encontrar a cara metade precisa de se dar a conhecer, precisa de se apresentar, falar com as pessoas, falar de si, conhecer os gostos, as ambições, saber o que as apaixona. O João precisa de criar um relacionamento para não ser um estranho. No funil de vendas passa-se exatamente o mesmo, esta é uma das fases mais importantes, a fase do relacionamento. É a partir de aqui que as pessoas vão passar a gostar ou não do João, vão passar a confiar, a respeitar.

Com o tempo e persistência o João já não é um desconhecido, pelo menos não para aquelas pessoas que também sonham um dia casar, e muitas delas nem sequer sabiam que queriam casar, é assim a vida. O João, que é inteligente, agora aprofunda as suas intenções, já não está a tentar convencer o mundo todo das suas intenções, apenas aquelas pessoas que demonstraram algum interesse em casar. No funil de vendas chamam-se a essas pessoas leads, ou seja, são as pessoas se aperceberam que têm um problema, um desejo, que simplesmente querem algo. Esta é a segunda fase do funil de vendas, é onde estão as potenciais noivas (ou noivos).

Agora que o João já é um candidato a noivo é preciso começar a namorar, primeiro um encontro, depois um jantar e cinema, um fim de semana juntos e por aí, cumprindo todos aqueles caminhos da praxe a que um namoro obriga. No funil de vendas esta é a terceira fase, em que todos os esforços são concentrados na potencial noiva.

Se as coisas resultarem é porque já existe uma relação, uma boa relação. O João namora e caminha, triunfal, até à tão esperada consumação, o João quer casar e toda esta jornada o conduz até aí. Esta é a fase mais importante do funil de vendas, e da vida do João, é a fase em que, de joelhos e de braços ao ar exibe o anel e faz o pedido, aceitas casar comigo?

O João é agora uma pessoa feliz, o João é casado, o João tem alguém que lhe é fiel, que o respeita, que o admira e que o defende quando as coisas correm mal, porque hão de correr um dia, isso é inevitável. É assim também no funil de vendas, depois de toda a jornada o consumidor passa a ser um cliente, se todo o trabalho tiver sido bem executado, passa a ser um cliente fiel.

Espero que tenham compreendido a analogia, os clientes são como as relações. É necessário trabalhar para as conseguir e depois para as manter. Se, nalguma destas fases se sentirem perdidos, confusos ou atrapalhados olhem para nós como conselheiros matrimoniais, a Yellow Mood está sempre cá para ajudar.

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