Esta é resposta que quase sempre nos dão quando sugerimos a alguns dos nossos clientes que construam o seu site na Internet. – mas Jorge, se eu não vendo na Internet para que é que preciso de um site? A resposta é sempre muito simples, porque é lá que estão os seus clientes.
Bem sabemos que a mudança nem sempre é agradável, mas não adianta ser do contra, o mundo não vai parar e as tecnologias estão aí na sua máxima força.
Em 2019, ainda antes da pandemia, o consumo de Internet já havia disparado para valores históricos de 6 horas e 42 minutos por pessoa a nível mundial. Em Portugal a média de consumo era de 6 horas e 38 minutos e, em 2020, esse valor aumentou para 7 horas e 20 minutos. Estamos a falar de quase um terço de um dia que cada português está em média na Internet.
Não vale a pena negar o óbvio, se as pessoas estão na Internet também está a sua atenção e é por lá que vão começar a sua jornada de compra mesmo que não o façam online.
Mas se as pessoas não comprarem online eu não preciso de lá estar?
Errado, mesmo que você não queira vender online é por lá que as pessoas vão começar a decidir o que comprar e onde. Sabemos hoje que a maioria das pessoas que compram nas lojas físicas começou a sua pesquisa na Internet. Portanto, se quer vender mais na loja física tem de ter um espaço online onde as pessoas possam ver os seus produtos e serviços e o possam conhecer.
87% dos compradores começa por pesquisar produtos na internet (Salesforce & Publicis.Sapient).
Eu tenho uma página no Facebook e no Instagram, isso não chega?
Ter uma página em redes sociais é importante e ajuda imenso na decisão de compra mas estar lá apenas não chega. Imaginem a Internet como se fosse o planeta, as redes sociais são os cafés, os bares, parques e praças onde as pessoas passeiam e socializam. Agora imaginem que enquanto tomam um café com a esposa ou com os amigos num desses cafés se lembram de algo que querem comprar. Isso é fantástico, olham à volta e vendedores é o que não falta, falam com uns e outros até tomarem alguma decisão daquilo que podem querer e encontrar um vendedor que vos pareça credível, sério, profissional.
O problema é que nas redes sociais, que são os cafés, os bares e as praças, todos parecem profissionais e sérios. Então como ter a certeza que não vão ser enganados, que vão fazer uma compra segura? É aí que entra a loja física, que neste mundo virtual que é a Internet é o vosso website. É aí que se dirigem quando tomam a decisão de comprar. Passeiam pelo espaço, certificam-se que é real, vêm com tempo todas as ofertas, comparam os produtos e escolhem o que querem com confiança.
Ter um site credibiliza o seu negócio.
Já alguma vez ouviram a expressão “existem mais ladrões do que coisas para roubar”? Eu já ouvi algumas vezes. Parece que todos querem enriquecer da noite para o dia sem ter de se esforçar para isso. Eu também quero, mas não funciona assim, é preciso muito trabalho, dedicação e alguma sorte. Mas há muitos que pensam de forma diferente, que não estão dispostos a investir o seu tempo e dinheiro para fazer as coisas da forma correta.
As empresas sérias não se escondem, assumem o que fazem, não criam perfiz falsos nas redes sociais nem enganam os seus clientes.
Pensem em todas as grandes marcas, do que quer que seja, sejam automóveis, construtoras, financeiras, retalhistas, não importa. Conhecem alguma que não tenha um website? Não conhecem, todas têm a sua “casa” na Internet e, curiosamente, algumas delas não têm presença nas redes sociais. Porque será? Porque um site credibiliza o negócio.
Existem mais mil e vinte e sete motivos que mostram porque é que é importante ter um website mas para não ser maçador irei falar sobre eles mais tarde.
Se ainda não tem o seu site comece a pensar nisso, se tiver dúvidas eu e a minha equipa estamos cá para o ajudar.
Bons negócios.