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Se o seu logótipo não vale mais que o seu produto é porque você não está a trabalhar bem.

Branding, Logótipo

Um logótipo quando é criado pela primeira vez ele tem apenas uma única função, identificar de forma clara o produto a que se destina. Nesta fase ele ainda não representa nada, ainda não herdou nenhuma das características e valores associados ao produto.

 

Com o tempo irá herdar esses valores, a qualidade do produto ou serviço, o design, a eficiência e fiabilidade, a sua reputação, etc. Com o tempo, ele será não só o identificador da marca mas também o seu maior e mais importante representante, se não o fizer é porque você não está a trabalhar bem.

 

No processo de comunicação de uma marca intervêm diversas variáveis, tudo aquilo que a marca faz tem reflexo na forma como ela é entendida pelos consumidores. Se é uma marca que participa ativamente na comunidade, com ações de solidariedade ela será vista como altruísta e socialmente responsável. Se a marca recicla e usa produtos amigos do ambiente ela será vista como ambientalmente sustentável. Se os produtos são de boa qualidade ela será vista como uma marca de qualidade, enfim, tudo o que a marca disser e fizer irá contribuir para a forma como cada um de nós a vê.

 

É possível, de uma forma rápida e simples comunicar esses princípios de marca, essas características, as marcas estão sempre a comunicar. Uma carrinha de distribuição que passa na rua está a comunicar a sua marca, o uniforme dos colaboradores está a comunicar a marca, o envelope com a fatura dum serviço está a comunicar a marca, a embalagem dum produto está a comunicar a marca.

 

Mas não é possível a uma marca estar constantemente a fazer sessões de esclarecimento, ou a publicar artigos que mostrem tudo aquilo que ela é. Essa é a função do logótipo, é ele que, com o tempo, passa, de forma rápida, quase instantânea, a comunicar tudo o que a marca representa. O logótipo herda todos os valores da marca.

 

Quando nós vemos o logótipo da apple, aquela simples maçã dentada, sabemos imediatamente do que se trata, não só identificamos os produtos como identificamos tudo o que a marca representa. O seu estatuto na sociedade, a fiabilidade dos equipamentos, o design limpo e agradável dos produtos, o bom funcionamento da tecnologia e por aí a fora. E o que é fantástico e que faz com que o logótipo tenha tanta importância e valor é que o fazemos de forma quase imediata e instintiva. Tudo aquilo que a marca foi fazendo ao longo dos anos é herdado pelo logótipo e a nossa mente capta isso.

 

Por tudo isto é que é tão importante que o logótipo esteja bem construído, será ele o comunicador número um da marca e tem de ter características que facilitem essa comunicação. Tem de ser simples o suficiente para ser absorvido em fração de segundos, tem de ter formas que enquadrem o espírito da marca, tem de ter cor que represente mentalmente a associação certa à atividade. Tem de ser escalável, único, intemporal, memorável.

 

Quando pensar no seu logótipo, não o veja apenas como uma imagem bonitinha que pode ser encontrada grátis na internet. Ele é muito, mas muito mais importante que isso, é tão importante ao ponto de chegar a valer mais do que os próprios produtos.

 

Deixe o trabalho de criação do seu logótipo para os profissionais, nós aqui na Yellow Mood dedicamos muitos anos, muita formação, muita aprendizagem e experimentação a perceber como criar um bom logótipo e estamos cá para criar o seu.
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